segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bolo de Cereja com Calda de Chocolate



Não sei se já contei aqui, mas eu nunca tinha feito um bolo recheado!!!
Esses dias, eu criei coragem e fui tentar essa "aventura"...
Assei o bolo e depois de pronto tentei por em prática uma técnica usada pela minha avó (se não me engano!)... Cortar o bolo com uma linha! Isso mesmo, linha de costurar =P
Mas não deu mto certo e tive que apelar pra faca mesmo... Aí sim me surpreendi com a minha capacidade =D
Porque cortei o bolo certinho e retinho!!! Perfeito pra rechear...
E o resultado final ficou delicioso... Mesmo o bolo sendo rosa e causando um "estranhamento" à primeira vista, ficou muito saboroso e com um gosto bem suave das cerejas que vão na massa... Nada muito exagerado!

A receita do bolo eu tirei do site da Nestlé e a do creme eu adaptei a do recheio básico de creme que tem nesse livro.




Bolo de Cereja com Calda de Chocolate


Massa:
2 vidros de cereja ao marrasquino (220g)
1 lata de leite condensado
1/2 lata de leite
3 ovos
1 xícara de óleo
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó

Reserve a calda da cereja.
Bata no liquidificador as cerejas, o leite condensado, o leite, os ovos e o óleo.
Despeje em uma tigela grande e misture, aos poucos, a farinha e o fermento peneirados.
Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido (180°C).

Recheio:
115g de açúcar
2 ovos batidos levemente
1 gema batida levemente
2 colheres (sopa) de amido de milho
235ml de leite integral
120ml de creme de leite fresco (eu usei o de caixinha mesmo!!!)
2 colheres (sopa) da calda da cereja

Misture o açúcar, os ovos, a gema e o amido de milho em uma tigela média. Reserve.
Coloque o leite e o creme de leite em uma tigela e cozinhe em banho-maria, em fogo baixo.
Quando começar a ferver, retire do fogo. Junte, aos poucos, o leite e o creme de leite quentes à mistura de açúcar. Quando estiver homogênea, retorne à panela em fogo médio, mexendo constantemente, até começar a engrossar. Deixe a mistura ferver e cozinhe por 1 minuto, mexendo constantemente.
Retire do fogo, coloque a calda da cereja e misture bem. Reserve.

Calda:
100g de chocolate meio amargo (aproximadamente)
4 colheres (sopa) de leite

Leve o chocolate e o leite ao fogo, mexendo até derreter o chocolate por completo.

Montagem:
Após esfriar, desenforme e corte o bolo ao meio (horizontalmente). Espalhe o creme sobre uma das metades do bolo e depois "tampe" com a outra metade.
Depois espalhe o chocolate derretido por toda superfície do bolo.
(Eu botei um pouquinho de creme nas laterais do bolo também...)
Enfeite o bolo com cerejas em conserva e sirva em seguida =D



Uma boa dica é verificar o tamanho da forma antes de despejar a massar pra ir ao forno... Como vocês já devem ter notado, a minha forma redonda é pequena e o bolo ficou muito alto... Quase não coube mais no forno!!!!
Quem preferir, pode fazer a receita em uma forma quadrada também...

Espero que gostem!!!
Aqui em casa e no meu trabalho esse bolo foi um sucesso!!!
O doce da massa e do recheio combinando perfeitamente com o chocolate meio amargo... Hummm!!!
Até deu vontade de fazer a receita novamente!

Boa semana a todos!

Beijos
Lari

3 comentários:

  1. Lari,
    Que bolo maravilhoso!
    já vi bolos recheados com cerejas...mas com cerejas na massa, é a primeira vez.
    E fiquei super curiosa.
    ah, sobre cortar o bolo, tambem usava a linha..kkkk
    mas encontrei nas lojas de R$ 1,99 um fio próprio para cortar o bolo.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Lariii que deliciaaaa!!!!

    Queria ter provado!

    Beijinhu

    ResponderExcluir
  3. lari que bolo lindo deve ser muito gostozo beijo

    ResponderExcluir