segunda-feira, 27 de junho de 2011

Calzone Italiano



Oi gente...
Como foi o feriadão? O meu foi de muita preguiça e poucas receitas... Com esse friozinho, não há quem resista a uma cama quentinha, né???
Por falar em preguiça, estou de folga essa semana toda... Então, imaginem vocês o tamanho da minha preguiça =D

Bom... Uns dias antes de fazer essa receita, eu ganhei uma balança culinária do meu Amor =D
E fiz essa receita pra inaugurar com estilo o meu presente...
Além disso, criei coragem e usei o tal fermento biológico, que eu morria de medo de não acertar as receitas...
Fiquei muito surpresa, porque a receita deu certo!!! Não sei se devo o crédito aos meus dotes culinários ou se é fácil de usar o tal fermento =P
Acho que a 2ª opção é a mais correta... Mas, enfim, deu certo e amei essa receita!!!

A receita da massa eu tirei daqui e o recheio saiu da minha cabeça =D
Dá um pouco de trabalho, mas vale muito a pena...



Calzone Italiano


Massa:
500g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento biológico
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (sopa) de azeite extravirgem
235ml de água fervente

Preaqueça o forno em temperatura alta (a temperatura máxima do meu é de 300°C, mas a receita pedia 450°C). Para preparar a massa, misture 280g de farinha de trigo com o açúcar, o fermento e o sal. Reserve.
Aqueça o azeite e a água em uma panela pequena, em fogo baixo. Aos poucos, despeje a água e o azeite na mistura de frinha e mexa bem.
Adiciona mais 140g de farinha e sove. Junte até 70g de farinha (não usei tudo isso) a mais, se necessário, para ter uma massa mais firme.
Coloque em uma superfície levemente enfarinhada e sove até que a massa fique homogênea e elástica, cerca de 10 minutos.
Unte levemente uma tigela grande com azeite. Coloque a massa na tigela e cubra com um pano de prato limpo. Reserve por 10 minutos. Enquanto a massa descansa, prepare o recheio.

Depois de a massa descansar, retire-a da tigela.
Corte a massa em 4 pedaços; transforme cada um em uma bola e achate para formar um disco.
Polvilhe um pouco de farinha sobre cada disco. Em uma superfície levemente enfarinhada, abra cada disco com 0,3cm de espessura e diâmetro de 15cm. Acrescente farinha se necessário, para evitar que grude.
Pincele água sobre a borda superior dos círculos. Espalhe 1/4 do recheio sobre a metade inferior de cada círculo. Dobre a metade superior e pressione as bordas para fechar. Modele de maneira decorativa e faça 1 a 2 fissuras na parte de cima.
Coloque os calzones em uma forma forrada com papel alumínio e asse por 30 minutos (aproximadamente), ou até que o recheio esteja quente e a crosta dourada.

Recheio:
carne assada picada em cubinhos*
salame italiano picado em cubinhos*
2 colheres (sopa) de requeijão tipo cheddar
1 tomate picado em cubinhos
queijo muçarela** fatiado
orégano a gosto

Misture a carne, o salame, o requeijão e o tomate numa tigela e reserve enquanto estica a massa.
Após abrir a massa, cubra a parte inferior com fatias de queijo, despeje o recheio por cima, polvilhe o orégano e cubra o recheio com mais fatias de queijo. Feche o calzone.

* Não sei a quantidade correta, pois usei o resto do churrasco que tínhamos feito no dia e o salame foi o que tinha na geladeira =D
** Vocês sabiam que a maneira correta de escrever muçarela é com Ç? Eu não sabia e aprendi no blog Panelaterapia e, pra ter ainda mais certeza, pesquisei beeemm na internet... E está certo!!! A partir de hoje, só se usa muçarela aqui no Entre Les Pots =D



Essa receita rende bastante... Então, se vocês tiverem uma família pequena (como é o meu caso), aconselho fazer metade da receita ou fazer tudo e congelar metade da massa, que foi o que fiz =D
Pra congelar, só precisa embrulhar a massa em filme plástico e levar ao congelador. E pra descongelar, é só tirar do congelador e deixar em temperatura ambiente... Não tem segredo nenhum!!!

Espero que gostem da receita...

Uma ótima semana a todos

Beijos
Lari

Um comentário:

  1. Lari, que calzone lindo! A cor, a forma, recheio... Tudo! Amei! Sem dúvida ficou delicioso!

    Beijso

    ResponderExcluir