segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Pão de Queijo...



Oi gente...
Que frio é esse???? Imaginem vocês o frio que está fazendo agora aqui em Curitiba!!! O termômetro marca 7°C, mas eu tenho certeza que a sensação térmica deve estar perto do 0°...
Tô congelandooo!!!
Então, sempre que vocês forem reclamar do frio que faz na terra de vocês, lembrem de mim e pensem que podia ser pior =D

A receita de hoje é uma das minha favoritas em todo mundo... Pão de queijo =D
E esse é ainda melhor, porque é uma receita mineira!!! Delícia!!!
Claro que não achei o tipo certo de queijo, mas a adaptação deu certo!!!
Ficou uma delícia e me deixou muito orgulhosa... Porque durante o preparo da massa, eu achei que nunca que aquele "grude" virariam lindos pães de queijo!!!

Mas deu super certo...
Segue a receita (eu fiz metade porque minha família de 2 não ia dar conta de comer tudo!!!)



Pão de Queijo
receita tirada daqui

Ingredientes:
1 kg de polvilho azedo
1 xícara (chá) de água
1 xícara (chá) de óleo
1/2 colher (sopa) de sal (botei um tiquinho a mais)
5 ovos
1 xícara (chá) de leite frio
300g de queijo minas meia cura ralado grosso (misturei o queijo minas que achei por aqui e queijo parmesão)

Modo de fazer:
Coloque o polvilho em uma bacia ou vasilha grande. Em uma panela, junte a água, o óleo e o sal e aqueça até iniciar a fervura. Desligue o fogo e adicione essa mistura aos poucos sobre o polvilho para escaldá-lo, mexendo levemente.
Esfarinhe a massa com um garfo. Quando esfriar, esfregue a massa entre as mãos para desmanchar os caroços. Acrescente os ovos e sove sem parar.
Adicione à massa leite frio aos poucos e continue sovando. Se a massa estiver seca, coloque um pouco mais de leite. Por último, adicione o queijo e misture suavemente, usando a ponta dos dedos, sem sovar.
Unte as mãos com óleo e faça bolinhas com a massa, do tamanho que preferir.
Leve ao forno preaquecido a 180°C.Depois que os pãezinhos crescerem, diminua a temperatura para 100°C e deixe no forno até que fiquem sequinhos e corados.



E é só comer essas delicias!!! Amo pão de queijo quentinho, recém tirado do forno... Fiquei muito feliz e satisfeita com o resultado dessa receita =D
A massa ficou um grude aqui em casa, mas quando untei a mão com o óleo pra fazer as bolinhas e deu certo, me surpreendi... Quando tirei os pães do forno, fiquei mais feliz ainda!!! Ficaram deliciosos!

Espero que gostem... Ah, prometo guardar um pouquinho esse livro de culinária mineira, tá =)

Uma ótima semana a todos
Beijos
Lari

Nenhum comentário:

Postar um comentário